Sobre mim

Biografia

Nasci em 1986 no Rio de Janeiro, filho de um romano com uma carioca. Antes de estudar psicologia formalmente, me formei em Radio & TV na UFRJ, trabalhei em uma fábrica de processamento de salmão na Escócia, trabalhei alguns anos no GNT, escrevi curtas de relativo sucesso, desenvolvi um programa de culinária, administrei franquias de restaurantes e trabalhei com importação de alimentos italianos. Hoje a psicologia é o meu foco principal. Na adolescência me apaixonei por Marina e quase 20 anos depois me casei com ela. Pouco tempo depois nasceu a Maria.

Linha

Meu interesse pela psicologia começou bem antes de começar uma graduação formal, quando tive contato com o livro Herói de Mil Faces de Joseph Campbell. Trata-se de uma análise dos arquétipos junguianos presentes em mitos e histórias de todo o mundo. Outro livro importante para minha formação é A Negação da Morte, onde o autor Ernest Becker fala sobre como a consciência das nossas próprias mortes molda a cultura e nossas maneiras de lidar com o mundo. Neste livro tive uma boa introdução ao pensamento de Kierkegaard, que para alguns teria sido o primeiro psicanalista, quase meio século antes do nascimento de Freud.

Na curso de Psicologia me interessei por outros psicólogos icônicos como Carl Rogers no que tange a autenticidade e sinceridade na relação terapêutica; Viktor Frankl quanto à necessidade da busca de um sentido para sustentar o caos existencial. As reflexões fenomenológicas de Husserl e Heidegger me ajudaram a compreender as limitações da racionalidade para a análise do ser humano.

Escolhi a Terapia Cognitivo Comportamental como linha para atender na clínica escola da faculdade, pelo seu caráter pragmático e resultados rápidos para os atendimentos pontuais que ali aconteciam. Além disso a TCC, por ser uma linha em constante atualização, tem ramificações modernas como a Terapia do Esquema, que resolve boa parte das críticas à uma suposta superficialidade da abordagem cognitivo comportamental. Atualmente, esta abordagem do Esquema, proposta por Jeffrey Young é a minha principal influência na clínica. Caso queira saber mais sobre como eu penso, recomendo que leia os meus últimos textos.

Formação

2020 - 2021
Wainer Psicologia, Formação clínica em Terapia do Esquema
2019
APICE Atenção Psicológica, Curso de extensão, Primeiros Socorros Psicológicos
2019
Københavns Universitet, Curso EAD, Søren Kierkegaard Subjectivity, Irony and the Crisis of Modernity
2019
NEPS, Curso de extensão, Intervenções na clínica para enlutados
2019
European Psychiatric Association, Curso EAD, Introduction to CBT
2016 - 2020
IBMR, Bacharelado em Psicologia
2015
PUC, MBA em Management (incompleto)
2007
Edinburgh College of Arts, Mixed media, Illustration, Graphic Design
2004-2010
UFRJ, Bacharelado em Comunicação Social